Neste domingo, dia 3, acontece o primeiro turno das eleições gerais. Dando continuidade a série Esclareça, o Folha de Palotina buscou responder as principais dúvidas da população sobre a eleição deste ano e desta forma, contribuir para o voto consciente. Aprenda como votar, detalhes sobre a nova lei do Ficha Limpa, os critérios que os palotineses usam para escolher os candidatos, as rotas de transporte gratuito neste dia, os locais de votação, os candidatos aptos desta eleição, entre outros.
Faltando apenas dois dias para as eleições gerais, candidatos e eleitores se exaltam frente às responsabilidades que assumirão no dia 3 de outubro. Ao político, quando eleito, cabe cumprir e seguir a ideologia e propostas que traçou durante a campanha eleitoral. À população cabe escolher o melhor candidato que atenda as necessidades da sua cidade, estado e país. Este ano estão aptos a votar em Palotina e Maripá, 25.613 pessoas. O número é 2,5% maior do que o eleitorado em 2008, quando foram realizadas as eleições municipais – para a escolha de prefeito e vereadores. A taxa de crescimento dos eleitores nestas duas cidades é menor do que a registrada no Paraná (4,13%) e no Brasil (3,98%) nestes dois anos. Os palotinenses se distribuirão entre as 90 seções eleitorais nos 15 locais de votação, que estarão abertos a partir das 8h e se estende até às 17h deste mesmo dia.
No pleito deste ano serão eleitos presidente e vice-presidente da República, governadores dos estados e seus vices, dois senadores e seus suplentes, além de deputados estaduais e federais. Somente no Paraná a disputa se estreita entre um número exorbitante de mil candidatos aptos para serem votados. São 7 governadores, 12 senadores, 289 deputados federais e 550 deputados estaduais.
Lei do Ficha Limpa impede nove candidatos do PR de assumirem cargos políticos
Autoria: Lariane PaludoPublicação: Folha de
Palotina (matéria completa pode ser lida no jornal ou pelo site www.folhadepalotina.com.br)Data:
01/10/10