sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Eleições gerais contam com mais de 1.000 candidatos a cargos políticos e 25.613 eleitores em Palotina e Maripá



Neste domingo, dia 3, acontece o primeiro turno das eleições gerais. Dando continuidade a série Esclareça, o Folha de Palotina buscou responder as principais dúvidas da população sobre a eleição deste ano e desta forma, contribuir para o voto consciente. Aprenda como votar, detalhes sobre a nova lei do Ficha Limpa, os critérios que os palotineses usam para escolher os candidatos, as rotas de transporte gratuito neste dia, os locais de votação, os candidatos aptos desta eleição, entre outros.






Faltando apenas dois dias para as eleições gerais, candidatos e eleitores se exaltam frente às responsabilidades que assumirão no dia 3 de outubro. Ao político, quando eleito, cabe cumprir e seguir a ideologia e propostas que traçou durante a campanha eleitoral. À população cabe escolher o melhor candidato que atenda as necessidades da sua cidade, estado e país. Este ano estão aptos a votar em Palotina e Maripá, 25.613 pessoas. O número é 2,5% maior do que o eleitorado em 2008, quando foram realizadas as eleições municipais – para a escolha de prefeito e vereadores. A taxa de crescimento dos eleitores nestas duas cidades é menor do que a registrada no Paraná (4,13%) e no Brasil (3,98%) nestes dois anos. Os palotinenses se distribuirão entre as 90 seções eleitorais nos 15 locais de votação, que estarão abertos a partir das 8h e se estende até às 17h deste mesmo dia.




No pleito deste ano serão eleitos presidente e vice-presidente da República, governadores dos estados e seus vices, dois senadores e seus suplentes, além de deputados estaduais e federais. Somente no Paraná a disputa se estreita entre um número exorbitante de mil candidatos aptos para serem votados. São 7 governadores, 12 senadores, 289 deputados federais e 550 deputados estaduais.




Se nenhum candidato atingir a maioria absoluta (50% mais um voto) dos votos válidos no 1º turno, o 2º turno deste ano será realizado entre os dois candidatos mais votados no dia 31 de outubro. O Presidente e o Vice-Presidente eleitos tomarão posse perante o Congresso Nacional em 1º de janeiro do ano seguinte à realização da eleição. Nesta mesma data, o Governador e o Vice-Governador dos Estados Federados e do Distrito Federal tomarão posse nas Assembleias Legislativas e na Câmara Distrital, respectivamente.





Lei do Ficha Limpa impede nove candidatos do PR de assumirem cargos políticos




Caso a lei do Ficha Limpa seja executada nesta eleição, pelo menos nove candidatos do Paraná serão barrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. São eles: os candidatos a deputado estadual Alessandro Meneguel (DEM); Antonio Belinati (PP); Erivan Passos da Silva (PRTB); Luiz Pereira, o Padre Luizinho (PSB); e os candidatos a deputado federal Antonio Ricardo dos Santos (PP); Carlos Roberto Scarpelini (PP); Geraldo Cartário (PDT); Íris Simões (PR) e Nilton Servo (PRB).



De acordo com a última informação divulgada sobre o caso, na noite desta quarta-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, reafirmou o posicionamento do tribunal sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano. Para ele, mesmo depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de arquivar o pedido de registro de candidatura de Joaquim Roriz (PSC), o TSE manterá sua posição sobre a validade da lei.



A lei do Ficha Limpa é originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu 1,9 milhão de assinaturas. Este tenta impedir que políticos com condenação na justiça possam concorrer às eleições.





Irregularidades da campanha devem ser denunciadas




Nestes dias que precedem a eleição, a população deve ficar atenta as possíveis irregularidades. A campanha política deve ser realizada de acordo com as regras descritas na legislação eleitoral, portanto é proibido ao candidato: comprar e vender votos, isto é, trocá-los por dinheiro, presentes ou outros favores e bens; realizar showmício; participar de inauguração de obras públicas; distribuir brindes, como camisetas, bonés, entre outros; fazer ameaças ou praticar atos de violência para obter voto; fazer boca-de-urna (propaganda no dia da eleição); entre outros. Também é proibido vender bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento entre as 5h às 17h do dia 3. Segundo o chefe de cartório, Cátior Henrique Pit, caso os eleitores visualizem alguma irregularidade podem denunciar através do telefone (44) 3649 5717 ou no Fórum de Palotina na sala do tribunal de júri.







Autoria: Lariane Paludo

Publicação: Folha de
Palotina (matéria completa pode ser lida no jornal ou pelo site
www.folhadepalotina.com.br)

Data:
01/10/10