domingo, 13 de março de 2011

O melhor Quibe Cru da região


Quibe Cru

Existem controvérsias, mas para mim, sem dúvidas, o Quibe Cru é melhor prato árabe. Irresistivelmente agradável ao paladar daqueles que curtem carne crua acompanhada de uma explosão de sabores de temperos diversos. Já provei o prato nos restaurantes da região: Emily (Toledo), Monte Líbano (Cascavel), Mister Sheik (Cascavel) e Daly Esfiha (Cascavel).

O melhor de todos é este último. O Quibe Cru é bem temperado, vem na consistência e temperatura ideal para comer acompanhado do pão sírio, cebola e creme de alho. A propósito, o creme de alho deles também é muito saboroso. Gosto do ambiente do restaurante, parece que os funcionários são árabes. Vale um relato também sobre o Emily de Toledo.


Creme de Alho

Recém inaugurado na cidade, o restaurante é muito bom. O estabelecimento fica numa casa toda decorada com adereços árabes, o que te faz sentir jantando na casa de árabes. O prato em questão, o Quibe Cru, também é saboroso, mas tem muito trigo adicionado na receita. Dizem os mais experientes, que este é o sabor original da comida, mas eu prefiro a carne com menos trigo. É possível ver a diferença apenas pela cor, enquanto no Emily o Quibe Cru é mais escuro, no Daly Esfiha o prato tem cara de carne moída recém tirada do açougue.


Meu jeito de comer: pão sírio + creme de alho + quibe cru + cebola + (muito) azeite de oliva 

A minha recomendação é que se você for sair para jantar com a namorada (o), a melhor opção talvez seja uma kafta, carneiro ao molho ou um beirute. A combinação da carne crua, cebola e alho do Quibe Cru resulta num hálito, bem, você já sabe como né! (risos)

Para quem quiser se aventurar a tentar fazer a receita em casa, abaixo deixo uma receita, dicas do site www.tendarabe.com.

Quibe Cru

Ingredientes
·                 1 Kg de patinho, ou coxão mole, limpo e sem nervos, moído duas vezes.
·                 1 cebola, muito bem picada
·                 3 xícaras de chá, rasas de trigo fino, muito bem lavado(não deixar de molho)
·                 1 colher de sobremesa de tempero árabe.
·                 1 xícara de chá de folhas de salsinha e hortelã, muito bem picadas.
·                 1 colher de sopa de manteiga.
·                 Sal a gosto
·                 Azeite extra-virgem.
·                
Modo de preparo
1.              Lave o trigo em muitas águas, até a água ficar transparente.
2.              Esprema muito bem o trigo, para eliminar toda a água.
3.              Misture todos os ingredientes.
Junte pedras de gelo, e com a mão molhada, misture tudo, até ficar uma massa uniforme e não distinguir mais os ingredientes. É necessário misturar e remisturar muitas vezes, para que a massa fique homogênea. Descarte as pedras de gelo que sobraram.
Sirva com pão sírio, pétalas de cebola e decore com folhas de hortelã.
Também é acompanhado de azeite extra-virgem, para que cada um, se sirva a gosto.

Dicas
O tempero árabe pode ser comprado pronto. Se não encontrar, misture, em partes iguais: canela moída, cominho moído e pimenta da Jamaica (pimenta síria) moída.
A carne tem que ser moída na hora, para dar liga. Não pode ir para a geladeira.
O quibe pronto deve ficar na geladeira, por cerca de 1 hora, antes de ser servido.
A massa de quibe cru, é a mesma massa usada para quibe de bandeja e para quibe frito.
Se não usar a massa no mesmo dia, faça quibe de bandeja, ou frite, porque ela não se conserva bem. Veja as receitas de quibe de bandeja no site.