domingo, 8 de março de 2009

Reforma Ortográfica entra na vida dos brasileiros


Cai o trema, derruba o hífen, ignora os acentos e aumenta o alfabeto em três letras. Parece simples, mas a nova reforma ortográfica deverá confundir, e muito, a cabeça dos brasileiros.


O acordo foi aprovado no Brasil em 1995, porém, as novas regras passaram a vigorar no país a partir deste ano apenas.


Na opinião de Eliane Beck, professora mestre da disciplina de língua portuguesa da rede Estadual de Ensino e da faculdade UESPAR de Palotina, a nova reforma é um acordo de natureza política que, segundo alguns, traz benefícios para a divulgação do idioma e sua prática em eventos internacionais.


As alterações previstas buscam unificar a forma da escrita em oito países cujo o português é a língua oficial. Estreitar os laços principalmente entre Portugal e Brasil, países com íntima relação política e econômica.


O Ministério da Educação (MEC) têm até 2012 para adequar os livros didáticos. Mas, segundo a Secretária de Educação do município de Palotina, Ivanir Missio, os estudantes da rede municipal já estão recebendo instruções sobre a nova ortografia este ano. “Os alunos alfabetizados em 2009 serão os primeiros a escrever da forma correta”, complementa.


Para a professora alfabetizadora, Rejane Maria Savegnago, os alunos da primeira e segunda série do ensino fundamental terão facilidade em se adaptar as novas regras, a dificuldade é grande, porém, para as pessoas já alfabetizadas, e que terão portanto que aprender de novo o português.