domingo, 15 de março de 2009

Alunos do 7º de Jornalismo discutem sobre Piérre Levy e Tim O'Reilly


Piérre Levy e Tim O'Reilly, referências no mundo cibernético, foram temas de discussão entre os alunos do 7º período de Jornalismo da Fasul, durante a aula de Jornalismo Online, nesta última sexta-feira, dia 13.

Ambos possuem muitas idéias em comum, quando dizem que a internet universaliza e totaliza a mensagem, nela não há mais saber autoritário e que só na internet o emissor tem contato com o receptor. Apesar das semelhanças, Levy se preocupa mais em estudar as interações entre a Internet e a sociedade, enquanto Tim é um empresário entusiasta de movimentos de apoio ao software livre e Web 2.0.

Piérre Levy foi um dos precursores nesta área online. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa no Canadá. O termo Inteligência Coletiva é um dos conceitos mais importantes disseminados pelo filósofo, no qual se refere as tecnologias de inteligência, caracterizado por um novo tipo de pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet. Levy afirma que “a comunicação interativa e coletiva é a principal atração do ciberespaço”. Isso ocorre poque a Internet é um instrumento de desenvolvimento social. Ela possibilita a partilha da memória, da percepção e da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos entre grupos.

Levando em consideração todos os estudos do filósofo para o mundo atual, alguns deles se mostram ambiciosos e catastróficos. Por exemplo: O conceito de virtual é amplamente pensado como desprovido da realidade. Lévy mostra que essa visão é errônea já que o virtual é real e não se opõe ao mesmo. Afirma ainda que a totalização da mensagem é um conceito favorável da Internet, mas ao mesmo tempo dissemina a idéia de que ela destrói o saber monolítico e centralizado. Apesar das discordâncias entre teoria e prática Lévy não perde a significância em seus estudos, já que grande parte dos conceitos cibernéticos é de autoria dele.