Está chegando a Páscoa, a segunda data mais importante para os cristãos, depois do Natal. Os católicos costumam iniciar a celebração quarenta dias antes de 8 de abril, uma seita conhecida por quaresma. Por isso muitos se abdicam de comer carne e o consumo de peixes triplica em todo o Brasil. Nada mais oportuno do que sugerir uma bacalhoada para um destes quarenta dias ou para sexta-feira santa. Foi o prato do domingão da família e foi produzido por Thiago Vinholi. A receita é muito simples, é só seguir as etapas que não tem erro.
Veja a receita (6 pessoas):
Ingredientes
1 Kg de bacalhau do Porto
2 cebolas grandes
2 tomates grandes
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 kg de batata
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
250 ml de azeite de oliva
3 ovos cozidos
Pimenta calabresa a gosto
Modo de Preparo
Numa tigela, coloque o bacalhau e cubra com água gelada. Deixe de molho por 12 horas e troque a água constantemente (+ - 5 vezes);
Corte as cebolas, os tomates e os pimentões em rodelas grossas;
Descasque as batatas e corte em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura;
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média);
Num refratário unte com óleo de oliva e monte as camadas. Comece com a cebola, depois o bacalhau, batata, tomate, cebola novamente e as azeitonas. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 40 minutos.
Cozinhe 3 ovos inteiros. Descasque-os e corte em rodelas.
Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 15 minutos. Tire o refratário do forne e coloque por cima as rodelas de ovos. Sirva bem quente.
Sirva com arroz.