sábado, 25 de fevereiro de 2012

Molho Bechamel – rápido e delicioso



Sábado é dia de macarrão com Molho Bechamel. Pensei por horas qual assunto iria discutir no blog esta semana. Mas porque não falar de algo que adoro e faço com frequência nos dias em que não estou com muita voia para cozinhar?!?

Pois bem, o Molho Bechamel, apesar de parecer requintado é super simples e delicioso. O mais legal é que ele é versátil. Pode ser servido sobre uma carne, legumes, com macarrão e até em risotos. A partir dele você obtém o Mornay (com Parmesão ou Gruyere); Nantua (lagostins); Soubise (purê de cebolas); etc.

Derivado de roux (Uma mistura de manteiga ou óleo com farinha de trigo, cozida até atingir a cor desejada ) é um dos molhos mais utilizados na culinária.


 
No programa do Masterchef Autralia do Discovery Travel & Living os chefs ensinaram a fazer o molho original.



Veja a receita:



INGREDIENTES



30 g de manteiga

30 g de farinha de trigo

½ litro de leite

Nós-moscada

½ cebola

2 folhas de louro

Sal

Pimenta do reino moída



MODO DE FAZER



Ferva o leite com a cebola e as folhas de louro e reserve. Em uma panela derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Misturar bem sem deixar queimar. Colocar o leite lentamente, mexendo sempre com cuidado para não formar grumos. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos, mexendo constantemente. Tempere com o sal e a pimenta.



E pronto!!! A grande diferença do Molho Bechamel é o modo de preparo. Então é só seguir estes passos que você vai arrasar na cozinha. Uma dica é que se você estiver preparando um macarrão, no final acrescente queijo no creme. Fica uma delícia.