terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Delícias de Carnaval

Meu feriadão prolongado foi definitivamente um show gastronômico. Ao invés de sambar e pular carnaval, a escolha este ano foi ganhar calorias na cozinha. Na casa da sogra, cozinhamos os meus pratos preferidos.



Quibe Cru

Já falei sobre ele neste blog, mas este estava realmente especial. De todos os que já comi ou fiz, pude notar que a grande diferença do sabor está principalmente na qualidade da carne. Quanto mais vermelha e firminha, melhor. Acompanhado do creme de alho e da coalhada então, imbatível. Uma boa pedida para um jantar que tenha quibe cru é fazer também um assado, pois nem todos saboreiam a carne crua.



Sashimi e Sushi

Sou aficionada por comida japonesa. Diz a lenda que o sashimi nasceu da falta de potencial energético no Japão. Sem lenha e fogo para cozinhar os nipônicos comiam o peixe cru mesmo. O salmão, sem dúvidas, é o melhor peixe para fazer sashimi. Mas algumas combinações acrescentam também o atum, o robalo (peixe branco) e até a tilápia. Não tenho coragem de assar ou cozinhar uma peça de salmão fresca. A carne crua deste peixe é muito mais saborosa.



Rosbife

Chega de comida light, é hora de acabar com qualquer tipo de regime. A receita é do rosbife da mãe do Zeca Camargo. Esta é a segunda vez que faço a receita e ficou, modéstia parte, uma delíciaaaaaaaaaa. Não era, mas passou a ser um dos meus pratos prediletos. Vale a pena cozinhar, é a minha dica da vez. Fiz alguns ajustes na receita original no tempo de cozimento das etapas e na quantidade de alguns ingredientes, mas isso tudo depende do seu gosto.



Confira a receita:


Rosbife da mãe do Zeca Camargo

Ingredientes

• 1 peça limpa de filé mignon (+/- 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo)

• Sal, pimenta do reino moída a gosto

• 1 colher (sobremesa) de alho picado

• 100 g de manteiga

• ½ xícara (chá) de cebola picada

• 1 colher (sobremesa) de açúcar

• ½ xícara (chá) de bacon picado

• ½ xícara (chá) de conhaque

• ½ litro de creme de leite fresco

• 200 ml de leite

• ½ xícara (chá) de uva passa preta

• ½ xícara (chá) de uva passa branca

• 100 g de queijo parmesão ralado

• 100 g de queijo parmesão ralado (para gratinar)

• salsinha ou cebolinha picadas a gosto

Modo de preparo

1 - Tempere 1 peça limpa de filet mignon (+/- 1 kg) com sal, pimenta do reino moída a gosto e 1 colher (sobremesa) de alho picado e com um barbante amarre a peça para que mantenha o formato redondo. Reserve.

2 - Em uma assadeira, sobre a chama do fogão, derreta 100 g de manteiga com 1 colher (sobremesa) de açúcar e doure 1 xícara (chá) de cebola picada. Acrescente 1 xícara (chá) de bacon picado e doure levemente. Assim que dourar coloque 1 peça limpa de filet mignon (+/- 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo) e deixe que doure ligeiramente por todos os lados, por +/- 10 minutos. Vá virando a peça com auxílio de um garfo.

3 - Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje ½ xícara (chá) de conhaque e acenda um palito de fósforo e jogue na assadeira, com cuidado, para flambar a peça.

4 - Quando o fogo apagar retire a peça da assadeira e coloque-a em outra assadeira e mantenha-a no forno a 180°C enquanto faz o molho. O tempo no forno vai conforme o gosto pelo ponto da carne. Mas o ideal é que ela esteja vermelha na parte de dentro, o que deixa a textura mais macia e suculenta.

5 – Coloque o bacon e os demais ingredientes, que foram fritos junto com a carne na assadeira, e despeje em outra panela. Em fogo médio do fogão, despeje ½ litro de creme de leite fresco com 200 ml de leite e ½ xícara (chá) de uva passa preta, ½ xícara (chá) de uva passa branca e 100 g de queijo parmesão ralado e deixe fervendo por +/- 10 minutos até que fique um molho encorpado.

6 - Retire a peça do forno, retire o barbante e corte em fatias finas (+/- 1 cm de espessura). Coloque essas fatias em um refratário e remonte a peça de filé mignon.

7 - Despeje o molho da assadeira sobre a peça fatiada e salpique 100 g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto por +/- 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e salpique salsinha ou cebolinha picada a gosto.

Sirva com arroz branco e batata palha.